VOLTAMOS À INQUISIÇÃO

Caça às bruxas

Desde a Idade Média, as multidões não se uniam para queimar vivos aqueles que pensassem diferente da maioria! O poderosos da época até se aproveitavam desse movimento popular e instituíam procedimentos para reforçar suas crendices e, assim, manter seu poder sobre as massas.

Qualquer boato, por mais infundado que fosse, sobre alguém que representasse perigo ao poder instituído era divulgado como verdade absoluta e incontestável. E ninguém ousava refutar esse boato, sob pena de se juntar ao acusado.

Isso acabou com o advento da imprensa, que permitiu que a informação chegasse a todos. Essa tecnologia provocou vários fenômenos, como o surgimento de novas religiões (Calvino e Lutero na Europa continental, ou a Anglicana no Reino Unido). Permitiu a discussão de novas ideias, com o surgimento do Iluminismo. E até o Método Científico, que colocou luz sobre o conhecimento humano do Universo e da própria sociedade. O Mundo Moderno é fruto a informação democraticamente difundida pelos livros e impressos em geral. Liberdade de Pensamento e Expressão é a mola do Progresso da Humanidade.

Mas agora, depois de cinco séculos e meio de grandes progressos, a tecnologia nos colocou ferramentas que permitem que nos fechemos em nossas “Bolhas de Verdades”. Permite que mantenhamos à nossa volta apenas aqueles que acreditam nas mesmas verdades que nós.

E isso possibilitou que muitos se unissem a seus pares, nas versões mais estapafúrdias de suas “verdades”, e fez ressurgir aqueles que haviam desaparecido há séculos, como os terraplanistas, os negacionistas, os fanáticos religiosos, políticos e todas as matizes possíveis de fundamentalismo. Essas ferramentas permitiram surgir movimentos como o ISIS, os Trumpistas, os Bolsonaristas, o Olavistas, os Progressistas Radicais, os Bolivarianos, os Militaristas, os Supremacistas, os Anti-vacinas, os Anti-tratamento-precoce e por aí vai.. Tudo é exacerbado. Acabou-se o diálogo.

A tecnologia permite que esses grupos se fechem em trincheiras tecnológicas e ataquem seus “desafetos” com ódio, pessoalmente, tentando destruir suas reputações. É proibido discordar deles em sua bolhas.A tecnologia permite que se bloqueie, denuncie ou cancele qualquer um. E isso pode ser feito por uma só pessoa, do alto do seu poder ditatorial de calar a liberdade de expressão de quem quer que ele queira, não importando se o que diz é ou não verdadeiro. Basta querer calar, e se cala!

O linchamento voltou a ser uma prática aceita socialmente! Como era na Idade Média! Fogueiras são acesas por quaisquer motivos e o ódio é manifestado em sua versão mais animalesca. Perdemos 560 anos de evolução na nossa sociedade. E vemos isso no crescimento não só de radicais online como também no crescimento de religiões fundamentalistas, de movimentos supremacistas, militaristas e radicais de toda ordem. Isso também no Mundo off-line.

Estamos jogando fora meio milênio de civilização.Perdemos a capacidade de debater. De argumentar. E de conviver com o contraditório!

Voltamos a ser crédulos, fundamentalistas e incapazes de pensar por nós mesmos. Pensamos como um enxame de inseto sem individualidade ou autodiscernimento. Somos um SWARM (enxame)Paul Graham, ensaísta, cientista da computação e investidor britânico, resumiu bem a evolução do debate e como as pessoas se comportam numa discussão.

Em que nível da Pirâmide de Desacordo de Graham você está?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *