Às vezes temos a impressão de que as coisas estão piorando. Nunca vimos tantos desmandos, tanta corrupção, tantos problemas na nossa sociedade. A impressão que fica é que estamos indo de mal a pior. Que estamos degenerando. Como se a atitude de uma minoria representasse o comportamento de todos.
Não é assim! Acho sim que estamos enxergando mais as coisas erradas hoje, mas por um motivo muito simples: temos acesso à informação. Nunca tanta informação foi disponibiliza para tanta gente quanto agora.
E não estou falando de internet, fenômeno até recente. Já era assim com o rádio há 80 anos. Com a televisão há 40. A Guerra do Vietnã ia acontecendo tranquilamente matando milhares de americanos até que as imagens da guerra chegaram ao povo americano, trazidas pela TV. E o povo foi às ruas exigir seu fim.
Agora com a internet a coisa ficou ainda mais instantânea. Ainda mais clara. Mais democrática. A internet tem o poder de estabelecer a Verdade. Não importa quantas vezes você repita uma mentira, ela não se estabelece. Mais cedo ou mais tarde, em geral, mais cedo, a mentira desanda. É desmascarada. Essa é a beleza da era da informação. A Era da Verdade.
Sabe aquele cômodo da casa onde ficam as coisas velhas, as tralhas, os objetos em desuso, ou até mesmo aquelas coisas que não queremos que as pessoas saibam que um dia as tivemos? Escuro, sem luz, você não vê o que há lá dentro. E acha que está tudo bem. Afinal, o que os olhos não vêem, o coração não sente.
Aí você coloca uma luz forte no quarto escuro. A sujeira aparece. É assim com a internet e a Era da Informação: não há cantos escuros mais nesse quarto.
É hora da faxina. Por isso temos essa impressão de que está pior. Estamos vendo muito mais sujeira do que víamos antes. Mas ela sempre esteve la. Apenas agora está visível o que antes não víamos. Nem sabíamos Nem nos lembrávamos que estava lá. Ou nem queríamos saber.
Agora, à luz da internet e da informação democrática e livre, podemos limpar o quarto e ter mais um cômodo para melhorarmos nosso padrão de vida. Sem mentiras, sem esconderijos. Tudo com muita transparência.
Tudo com muita luz!