Os publicitários algumas vezes são proféticos. Sua sensibilidade em perceber minúcias do comportamento humano em alguns momentos chega a ser assustadora. Na década de 70, logo depois da conquista do tri-campeonato de futebol epla seleção canarinho, foi criada a legendária campanha da Lei de Gerson. Pobre Gerson, logo ele não não tinha nada a ver com a filosofia nacional de “tirar vantagem em tudo”, ficou estigmatizado por décadas.
Mas o importante do episódio é que os marqueteiros da época conseguiram “formatar” um aspecto da cultura nacional que, uma vez personificado, pôde ser combatido. Ainda é um problema, mas hoje as pessoas têm vergonha ao serem identificadas com essa “filosofia”. Afinal, se todos levam vantagem, todos, na verdade, estão perdendo!
Agora, uma campanha de um carro sofisticado me chamou a atenção. Ela mostra um aspecto muito atual da sociedade: a indiferença com a situação dos “menos afortunados”.
Veja o vídeo:
No vídeo os ocupantes do carro simplesmente não “enxergam” nenhum movimento a sua volta. Parece que a cidade está deserta. O trânsito está ótimo, a cidade, tranquila. Quando o motorista sai do carro para verificar o que está acontecendo, vê uma cena de catástrofe. Volta para dentro do carro e comenta: “It´s fine”…está tudo bem.
Acho que nada exprime melhor o momento que a humanidade vive: se eu conquistar meus privilégios, o resto que se exploda! Aliás, alguém se lembra do Senador Justo Veríssimo…
Comments
É, meu Amigo
É uma nova percepção do “Mundo através do vidro”… Agora, com ar condicionado e direção hidráulica…
Grande abraço
Sylvio José