Há 30 anos a Philips lançava o “disco compacto”. Revolucionário por ser a primeira mídia baseada em tecnologia digital, utilizando o laser como recurso de leitura, o CD rapidamente se popularizou e extrapolou a área de entretenimento para se tornar onipresente em todos os sistemas de informação. Mas parece que, finalmente, começa a dar sinais de fraquesa, diminuindo gradualmente sua importância no mercado. Dispositivos de estado sólido (pendrives, flash-memories etc.) começam a ocupar o espaço do até aqui imbatível CD.
Veja o que foi publicado na Folha Online:
CD completa 30 anos com queda de vendas.
“O CD completa 30 anos neste mês, mas, apesar do aniversário, a indústria fonográfica não tem o que comemorar. Só no ano passado, cerca de 17 milhões de pessoas deixaram de comprar CDs nos Estados Unidos, segundo estudo do NDP Group, que pesquisa a indústria do entretenimento. De acordo com Rafael Capanema, repórter do caderno Informática da Folha e do blog ‘Circuito Integrado’ da Folha Online, uma pesquisa da Universidade Stanford aponta que o grande causador desse resultado é uma tecnologia mais avançada: o MP3”